DORNELLAS, Vaneide Corrêa. O Uso das TIC’s e o Processo de Aprendizagem Criativa da Leitura e da Escrita da Criança. Anais do XIV Seminário Uno e o Diverso na Educação Escolar, Uberlândia, 2018
DORNELLAS, Vaneide Corrêa. Uma reflexão sobre os gêneros textuais e possibilidades de trabalho com diferentes tipos de texto em sala de aula. In: I Sicea Internacional – Os Desafios da Formação Docente e Qualidade do Ensino na Escola Contemporânea, pag 2181, sob ISSN: 9788569704010Colégio de Aplicação João XIII da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, 2015.
DORNELLAS, Vaneide Corrêa. Alfabetização: do tradicional ao construtivismo – um olhar sobre as metodologias. In: III Congresso de Alfabetização, 2003, Uberlândia. Anais do III Congresso de Alfabetização, 2003. v. 1.
DORNELLAS, Vaneide Corrêa. Perspectivas e Novas Concepções de Avaliação nos Ciclos de aprendizagem. In: Anais do VIII Seminário Regional sobre a formação do Educador, Uberlândia, 2002. v. 1.
DORNELLAS, Vaneide Corrêa. A Progressão Continuada no Contexto da Escola Sagarana em Minas Gerais. In: V EPECO, 2002, Uberlândia
DORNELLAS, Vaneide Corrêa. Avaliação Educacional: Princípios, Práticas e Políticas. In: XI ENDIPE, 2002, Goiânia. Anais do XI ENDIPE, 2002
DORNELLAS, Vaneide Corrêa. Repensando a Prática de Alfabetização. Revista Guaiás, Caldas Novas, v. 01, n.01, p. 06-10, 2001
DORNELLAS, Vaneide Corrêa. Ciclos de Aprendizagem e Progressão Continuada: uma análise das mudanças nas práticas de avaliação escolar. In: III Seminário de Educação- Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2001, Uberlândia. Anais do III Seminário de Educação – O uno e o diverso na educação escolar. Uberlândia, 2001