Espaço reservado a professores interessados no processo de alfabetização e letramento, bem como, nas possibilidades de trabalho com as ferramentas digitais e informática na sala de aula.

Atualmente, vivemos em um contexto de revolução tecnológica. A rápida evolução da tecnologia tem ocasionado transformações e possibilidades em toda as áreas da sociedade e também no contexto educacional. Muitos alunos aprendem a usar as tecnologias em seu cotidiano em atividades sociais como em jogos, blogs, vídeos, redes sócias, entre outros. E o aprendizado e desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita têm como novos aliados, ferramentas digitais como tablets, notbooks, aparelhos móveis, bem como serviços oferecidos pela internet (YouTube, Google, Wikipédia), principalmente as redes sociais, como Facebok, Instagran, Snapchat, whatsapp, entre outros) .

Entretanto, normalmente, muitos desses recursos não são utilizados para atividades escolares, visto que, comumente, a escola, nem sempre, se beneficia desse recurso. Inclusive, alunos trazem experiências para a sala de aula que às vezes superam as experiências e vivências de alguns professores, frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Por outro lado, muito tem sido discutido a respeito da necessidade de se considerar as experiências do aluno a favor de sua própria aprendizagem. Bem como, a sala de aula como espaço de interação para professores e alunos.
Novos paradigmas de educação têm sido apontados, que estimulam um clima social participativo, inovador, reflexivo, criativo, na qual o aluno deve ser incentivado a pensar, refletir e construir.

Diante desta concepção, o engajamento do aprendiz como protagonista de sua aprendizagem é fundamental. O avanço da utilização das TIC’s e da internet na sala de aula tem mostrado poder contribuir para o trabalho pedagógico do professor em prol de uma aprendizagem criativa, tendo em vista princípios de sua utilização no contexto escolar. Dentre os princípios podemos destacar a relação autoral e de produção do aprendiz, bem como a forma como este saber pode formar parte da vida do aprendiz e ser utilizado em seu dia a dia. Viver em uma sociedade marcada pela tecnologia digital, tem feito muitos professores sentirem o desafio de entender melhor o ciberespaço a fim de conhecer melhor as motivações dos alunos para inovar, pois, a sala de aula precisa ter novidades que impulsionem a aprendizagem.

Muitas pesquisas têm mostrado o quanto crianças e jovens tem sido influenciados pelas novas tecnologias de comunicação, o que tem instigado muitos professores a buscarem diferentes formas de uso desse meio. A partir da demanda da necessidade de inserção do uso das tecnologias no espaço escolar muitos professores têm buscado desenvolver habilidades para integrar ferramentas tecnológicas em suas práticas. O uso de vídeos, áudios, power-point, e-mail, quadros interativos, entre outros, têm se intensificado nos últimos anos no trabalho docente. Por outro lado, muitos desafios são colocados no fazer docente mediante o trabalho multifacetado, que precisa atender necessidades diferenciados, muitas vezes adverso à sua formação.

A escola é um espaço de desenvolvimento de práticas sociais e convive com as mudanças que as tecnologias e mídias digitais promovem na sociedade.

Os nascidos após a década de 1980, especialmente após 1990, cresceram em meio a computadores e fizeram uso da internet e de jogos eletrônicos, quando ainda crianças ou adolescentes. Muitos compartilham informações por meio de redes sociais e acesso a dispositivos móveis. O número de crianças entre 5 a 9 anos tem crescido de forma intensa nos últimos anos. E acordo com pesquisa realizada elo comitê gestor da internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (cetic.br) entre novembro de 2015 a junho de 2016, 23,7 milhões de crianças e adolescentes já usavam a internet. (www.agencia.ebc.com.br, acesso em 16/10/2018).

Nesse sentido, vislumbra-se a necessidade de incorporar os meios digitais nas salas de aula, com crianças, também nessa faixa etária, em um processo de ensinar/aprender que visa estimular a curiosidade dos alunos e a autoaprendizagem por meio de pesquisas, reflexões e resolução de problemas. Na qual, assumam um papel mais ativo e criativo na aprendizagem a partir de suas próprias experiências, saberes, opiniões, na construção do conhecimento. A utilização de recursos variados como vídeos, imagens, filmagens, textos em diversos formatos, acesso à internet em tabletes ou aparelhos móveis, dentro e fora da escola se constitui em alternativa para motivação dos alunos dentro dessa perspectiva. Se o professor almeja um aluno proativo e criativo, precisa trabalhar com metodologias nas quais os alunos se envolvam em atividades criativas e que sejam interessantes a eles.


Acesso de sugestões para aulas:

Aulas Portal do Professor – MEC

Downloads no link abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/aulas.html?id=252884

Perfil da professora Vaneide no Portal do Professor – MEC:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html?id=252884

 

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