Nesse espaço, alunos, pais e/ou responsáveis e professores têm a oportunidade experimentar e refletir sobre possibilidades de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto escolar, e fora dele, a favor da aprendizagem e construção do conhecimento.

As novas possibilidades de acesso à informação por meio das inovações tecnológicas podem aproximar os aprendizes e criar oportunidades de educandos, educadores, pesquisadores e instituições de ensino, suscitarem um processo de reflexão, pesquisa e revisão da prática pedagógica dentro do novo mundo permeado por inovações tecnológicas.

Nesse espaço, também, professores, familiares ou outras pessoas que acompanham o processo de alfabetização das crianças terão a oportunidade encontrar textos para leitura e vídeos sobre o processo de alfabetização e letramento, afim de ajudar a compreender como se dá esse processo e entender melhor as hipóteses de escritas das crianças. Além de atividades que proporcionam o avanço da aquisição da língua escrita. As crianças terão a oportunidade de encontrar jogos, livros digitalizados, filmes e vídeos de músicas para seu deleite e brincadeiras.

O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem instigado pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento a compreender suas potencialidades em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. Nas duas últimas décadas o uso das tecnologias de informação tem se intensificado nas mais diversas áreas e segmentos da sociedade. A escola está imersa nessa sociedade e portanto, não tem como desconsiderar os avanços tecnológicos e as possibilidades de integração e uso das ferramentas da tecnologia em sala de aula a favor da aprendizagem dos alunos em todos os níveis de ensino.

Compreender como o aprendiz utiliza as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e internet em outros espaços sociais se torna urgente. Bem como, criar estratégias com a utilização das tecnologias da informação e da comunicação como ferramenta para favorecer a emergência da criatividade na aprendizagem. Ao considerar a criatividade como processo inerente ao ser humano, estudos apontam que a natureza criativa do homem se elabora no contexto cultural, no qual os indivíduos se desenvolvem em uma realidade social. Dessa forma, não é possível deixar de considerar que as crianças, a partir do seu nascimento já se encontram em um ambiente digitalizado e o reflexo disso na sua forma de conhecer o mundo.

Além disso, muito tem se debatido sobre metodologias que estimulem um aprendizado mais dinâmico e interessante para os alunos. Nesse sentido, a aprendizagem ativa (MORAN) se torna uma alternativa de inovação na busca de estimular o aprendiz a ser um protagonista do processo de conhecer. Superar o ensino que se concentra mais no conteúdo e menos na experiência e focar a aprendizagem no aluno, se torna uma necessidade, na atualidade. Para isso, o papel do professor se torna mais de orientador e mediador dos estudos, ao invés de transmissor de conhecimentos. Partimos do pressuposto que as tecnologias digitais podem facilitar esse processo e potencializar o aprendizado criativo com mais facilidade, visto que, os alunos que hoje cursam o Ensino Fundamental nasceram em uma sociedade digitalizada. Porém, dar subsídios a esses alunos, mergulhados numa cultura digital, ainda é um desafio para a escola.

 

 

A partir desse contexto, surgiu a ideia de começar a integrar, de forma mais efetiva e significativa, a tecnologia em salas em turmas crianças em processo de alfabetização. Concebendo que as crianças de 5 e 6 anos de idade já possuem acesso aos meios digitais fora da escola, foi pensado como essa prática poderia ser motivação para uma aprendizagem mais significativa dentro da sala de aula. Assim, surgiu a ideia de um site interativo pela professora Vaneide Dornellas, para que alunos, pais, responsáveis e educadores pudessem compartilhar opiniões, atividades, textos, vídeos, entre outros. Mas, para que, prioritariamente, as crianças pudessem compartilhar imagens e opiniões sobre suas atividades/criações e de seus colegas.

 icon-arrow-circle-down